E=mc²
Numa Era muito distante, quando Deus ainda procurava o isqueiro para acender o Big Bang, e quando eu também ainda cursava licenciatura em física, ouvi o comentário de alguém não muito normal, é claro, que disse: "a perfeição das equações que regem o universo está qualitativamente ligada a sua pureza". Bem, essa foi uma forma muito complexa pra se dizer que o mais correto é buscar o simples. É bem provável que, devido a essa simplicidade a conhecida equação da Energia de Einstein (vide título, infeliz) se fez tão popular.
Como estamos contidos dentro do mesmo universo dessas equações, acredito eu que, a simplicidade também tange as nossas vidas no campo social. Analisando num aspecto menos matemático e mais humanístico, lembro que eu particulamente sempre quis dar lição de moral naquelas pessoas que gostam de nos dar lições de moral, porém, este paradoxo acabaria por me deixar, eternamente, numa auto-crítica, sendo que sempre que eu terminasse de me dar uma lição, logo se iniciaria uma outra sobre a minha lição passada!
Então eu, já descrente que simplicidade poderia se enquadrar no quesito ética e cidadania, foi quando, em um certo dia, um daqueles evangélicos chatos tocam a campainha da minha casa. Meu pai foi atender... "E agora, será que ele sem saída terá que perder meia hora num bla bla bla que ele não quer ouvir?"... Não senhores, ele simplesmente disse que era macumbeiro e o cristão nem pestanejou pata sair!
É as vezes a gente passa 5 anos teorizando na faculdade enquanto para alguns sábios só lhes bastam uns 5 segundos....